Thursday, May 8, 2008

Exposição Star Wars Brasil

Este texto já devia ter sido escrito a mais tempo, mas tempo para o Blog anda meio escasso, como pode ser notado. Eu estive na exposição Star Wars Brasil, que ainda está ocorrendo em São Paulo, da última vez que estive lá, a pouco menos de um mês. Estava extremamente empolgado, já que é a primeira vez que coisas originais, utilizadas nos filmes, vieram ao Brasil. Não nego meu lado nerd, e sou totalmente viciado em Star Wars. Desde que fiquei sabendo da vinda da exposição ao Brasil, no final do ano passado, quando ainda estava nos EUA, já comecei a fazer planos de visitá-la em SP.

Cheguei no Ibirapuera em torno das 10h da manhã, e como nunca tinha ido ao local anteriormente, demorei um pouco pra encontrar o local onde a exposição estava sendo realizada. Estava com medo de encontrar uma fila enorme na entrada do local. Cheguei a bilheteria, tinha algumas mães com filhos, e um sujeito vestido de Stormtrooper, fazendo poses e tirando foto com os pirralhos. Bem vazio. Paguei os R$30,00 no ingresso, e fui feliz, me dirigindo a entrada. Não tinha fila alguma, e acabei me sentindo com sorte por causa disso.

Entrei, tirei a máquina fotográfica, e comecei a olhar detalhe por detalhe, tirando fotos de tudo que me interessava. Algumas miniaturas de naves, várias roupas utilizadas nos filmes, muitos storyboards, posters, vídeos. Havia também Stormtroopers, Jedis e Leias andando por lá. Fui andando, tirando fotos, lendo informações que eu já estava cansado de saber, desviando de meninos pequenos, e fugindo dos Stormtroopers. Passou pouco menos de 1h, quando de repente, eu percebi que tinha chegado ao final da exposição. Tinha visto tudo em menos de 1h!!

Quando eu gastei os R$30,00, eu imaginei que ia passar pelo menos 4 horas lá dentro, isso se andasse depressa, e foi exatamente o contrário! Depois de perceber que já tinha chegado ao final, resolvi voltar, e ler tudo, e ver todos os vídeos, já que não tinha visto nenhum, e ficar olhando detalhes. Em menos de 2h já tinha feito tudo isso, e estava com a sensação de que aquilo não valeu nem metade do dinheiro que eu tinha pago. Eu vi coisas bem legais lá, a que chama mais atenção com certeza é a réplica de um Imperial Star Destroyer, gigante, com todos os detalhes, e que eu queria roubar de qualquer jeito pra colocar no teto do meu quarto! A fantasia do Boba Fett, com todos os detalhes, em tamanho real também me impressionou. Outras coisas legais: as fantasias de Chewbacca, R2D2 e C3PO originais dos filmes, e os diversos sabres de luz, também originais, utilizados nos filmes. As outras coisas foram legais, mas eu esperava ver coisas mais interessantes. Várias réplicas de naves, mas minúsculas. Modelos em tamanho real de uma speeder bike, e do speeder utilizado por Obi-Wan e Anakin na perseguição em Coruscant no episódio II. Réplica um pouco maior da Millenium Falcon. Várias coisas secundárias, como vários dos vestidos utilizados pela Pádme, um boneco de uma raça esdrúxula que aparece no Episódio III, roupas de Jedis, todas estas, coisas que em outras circunstâncias não fariam muita falta. E algumas maquetes de cenários. Não vou reclamar das coisas que não fariam a menor falta, já que se não as tivesse, ao invés de 2h pra ver tudo duas vezes, eu teria gasto 10 minutos! :P

Depois de todo o alarde feito em cima dessa exposição, eu não imaginava que era uma coisa minúscula. A maior parte das coisas que estavam a mostra eram legais, mas eram muito poucas. E o preço do ingresso está super-faturado, e não vale de jeito nenhum, a não ser que você utilize sua carteira de estudante e pague meia entrada. Como não renovei a minha carteira de estudante a tempo tive que pagar a entrada inteira. (Bah!!)

Se você for fã, vá com dinheiro sobrando, porque no saída da exposição tem a lojinha com um monte de coisas legais pra se comprar, e a tentação é muito grande, e, infelizmente, tudo é muito caro. No final, acabei comprando uma caneca e uma camisa, após juntar toda minha força de vontade para resistir, e não comprar uma réplica da Millenium Falcon.

No comments: