Tuesday, May 27, 2008

Fatos sobre BH

Andei lendo algumas coisas interessantes sobre Belo Horizonte na wikipedia, coisas que eu já não sabia, mesmo morando na cidade. Que BH já não é a terceira cidade brasileira em população eu já sabia a algum tempo, mas eu imaginava que ainda estava na quarta ou quinta posição, mas eu estava errado. Segundo dados do IBGE de 2007, BH já é a sexta cidade brasileira em população, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Brasília. O crescimento populacional de BH já está estagnado a algum tempo, devido a escassez de espaço físico na cidade, e por isso as cidades ao redor é que começaram a ganhar habitantes. A região metropolitana de Belo Horizonte já tem quase 5 milhões de habitantes, e ainda é o terceiro centro metropolitano do Brasil, e o sétimo da América Latina. Em BH, atualmente, vivem em torno de 2,4 milhões de pessoas.

Em compensação existem mais de 1 milhão de carros rodando na cidade, e a cada dia são emplacados em torno de 500 carros pelo DETRAN. Isso faz com que BH seja a segunda colocada em carros por habitante, e por isso o trânsito na cidade está cada vez pior. A área de BH é de apenas 330 km², e isso dá uma densidade de carros de mais de 3000 carros por km².

Eu gosto do fato do crescimento populacional em BH estar estagnado. O crescimento começa a ser mais controlado, e a cidade consegue se desenvolver melhor, e acho que a cidade precisa de melhorias principalmente relacionadas ao transporte de massas. Espero que a Copa de Mundo de 2014, traga coisas boas pra cidade, principalmente um metrô de verdade, e que as outras duas linhas previstas para o metrô realmente saiam do papel, e fiquem prontas até a época da Copa. Senão acontecer, com certeza a cidade vai parar nos próximos anos, com um engarrafamento constante durante todo o dia, principalmente se o crescimento do número de carros não parar. Se as pessoas com carros parassem de andar sozinhas, e oferecessem carona para outras, o trânsito com certeza seria bem melhor. A média de pessoas por carro na cidade é de 1,4 pessoa por carro. Se as pessoas sempre andassem em três dentro dos carros, o número de carros já cairia pela metade, e provavelmente os engarrafamentos seriam bem menores.

Outro fato que eu não sabia é que o PIB de BH é de R$28 bilhões, o quinto maior PIB municipal do Brasil, e 80% dele vem do setor terciário (serviços e comércio), e o restante da indústria. A agricultura é praticamente inexistente em BH.

Mais coisas interessantes sobre BH podem ser encontradas na wikipédia.

P.S.: A população de Brasília segundo o IBGE é de 2,455 milhões de habitantes. Brasília é considerado o único município do Distrito Federal, e portanto dentro desse número está também a população de todas as cidades-satélites do Distrito Federal, e novamente portanto, 2,455 milhões de habitantes é a população do Distrito Federal. Eu acabei de descobrir sobre esses pormenores, graças ao comentário da Mariana! :)

4 comments:

Mari said...

Nem fodendo que Brasilia tem mais gente que BH. Brasilia mesmo eh so o plano piloto e, se eu nao me engano, tem uns 500 mil habitantes. Mais do que isso, so se for o Distrito Federal.

Thiago said...

Leu no wikipedia é a mesma coisa que ler na Veja...

Unknown said...

Li na wikipedia, mas depois eu confirmei no site do IBGE! :P

Humberto said...

Artigo realmente bom sobre BH é esse:
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Belo_Horizonte