Sunday, February 24, 2008

Corpo e Frio

Eu tenho a nítida impressão que meu corpo se adaptou ao frio daqui de uma maneira surpreendente. Já estava pensando nisso a algum tempo, mas hoje eu tive quase certeza disso. A temperatura aqui está baixa para os padrões brasileiros, isto, acho que todos os que lêem meu blog já devem saber. Mas a temperatura está bem elevada em relação aos últimos dias aqui, e ela tem se elevado sutilmente nos últimos tempos, efeitos do fim do Inverno em pouco menos de um mês. A grande diferença nesses últimos dias tem sido o aparecimento do Sol. Os dias que antes eram todos nublados, começaram a ser mais ensolarados. Isso faz MUITA diferença aqui, a gente fica muito mais disposto, e animado. E além disso os dias têm ficado cada vez mais longos novamente.

Voltando a falar da adaptação do corpo ao frio, hoje, com o dia bem bonito e ensolarado, resolvi sair de casa um pouco pra sentir o Sol na pele. Sai com uma camisa de manga curta, e apenas uma calça comprida. E do lado de fora a temperatura parecia estar ótima, um friozinho agradável, totalmente suportável. Ventava e eu não quase morria congelado, nem tinha aquela sensação de uma chicotada na pele. A impressão que eu tive era daqueles dias em BH, quando está começando a ficar frio, e a gente ainda consegue ficar sem agasalhos por causa do Sol. A grande diferença é que quando isso acontece em BH, a temperatura está em torno dos 18oC. A temperatura aqui, hoje, no momento em que eu estava lá fora, está um pouco abaixo disso, exatamente zero graus centígrados, com a sensação térmica um pouco abaixo disto. Eu não sei o que acontece pra que o corpo consiga se adaptar tão bem ao frio, talvez alguma coisa no sangue ajude, mas eu nunca pensei que ficar de camisa de manga curta, a zero graus, seria tão agradável quanto eu estava me sentindo. E eu não estou exagerando nenhum pouco. Minha orelha e nem meu nariz quase cairam com o frio, minhas mãos permaneceram quentes sem nenhuma proteção, e eu acho que eu conseguiria ficar do lado de fora talvez 1h ou mais sem me sentir desconfortável. O Sol com certeza ajuda na sensação, mas tenho certeza também que o corpo arranja um jeito de se adaptar. Só espero que ele não tenha se desacostumado com o calor, porque a hora de voltar está cada vez mais próxima...

Faltam 15 dias pra volta...

Um ano atrás...

4 comments:

Catão said...

Sim, Gustavo, isso acontece. A gente se adapta ao frio depois de um inverno de temperaturas muito negativas. Como você viu um inverno quase sem Sol, como disse, repare algo: sua pele. Você já parou para reparar que você deve estar bastante branco e que talvez suas veias estejam mais visíveis e azuis do que você se lembrava no Brasil? Sim, isso também acontece.

Thiago said...

E sem querer ser estraga prazeres,mas já sendo e só para lembrar mais uma vez...

Véééééi...tá 32oC aqui!!! hehehe...

khris said...

vc e eu vamos morrer qdo voltarmos ao Brasil! Eu terei insolacao, tenho qse certeza :P

Estive ausente, o motivo eh meu pai que esta aqui e nao me deixa tempo nem pra checar email qse....

alias, o layout do seu blog foi vc quem fez?
bjsss

Thiago said...

Ficou ansioso pra ir...e agora? Ansioso pra voltar? :P