Isto ocorre devido a um princípio básico da hidrostática, chamado princípio dos vasos comunicantes. Vasos comunicantes é o termo utilizado para designar um sistema de dois ou mais recipientes interligados por dutos fechados, ou seja, todo o sistema de água de uma cidade, é um grande sistema de vasos comunicantes. E segundo a hidrostática, caso o líquido no interior dos tubos seja homogêneo, ele deve atingir a mesma altura em todas os recipientes que se interligam, como ocorre na figura abaixo.

O que faz com que a altura seja sempre a mesma é a pressão. Tanto a pressão atmosférica, quanto a pressão gerada pelo peso do próprio líquido dentro dos recipientes.
Imagine agora, se colocarmos um furo, abaixo do nível do líquido, em cada um dos recipientes. O líquido vai começar a vazar, e se inserirmos um regulador de vazão após o furo, então teremos uma TORNEIRA!!!
Concluindo: Para uma torneira funcionar, temos que ter um sistema de vasos comunicantes, onde a fonte de água, deve estar sempre a uma altura mais elevada que todas as torneira, ou chuveiros, ou qualquer outro aparato que verta água. Caso contrário, não sairá água das torneiras. Por esse motivo, é que todas as caixas d'água existentes, sempre ficam no topo dos edifícios, ou então, são as estruturas mais elevadas em cada região!
