Monday, February 26, 2007

Tuvalu

Ontem "pesquisando" no Google Earth, me deparei com umas ilhas minúsculas no meio do Pacífico. Aliás, no meio do pacífico existem incontáveis dessas ilhas minúsculas. Um conjunto dessas ilhas, me chamou mais atenção. Eram um conjunto de umas 5 ou 6 ilhazinhas, que formam o país de Tuvalu.

Tuvalu é o país com a segunda menor população do mundo, e a área também é minúscula. A população chega a pouco mais de 10 mil habitantes. A altitude máxima do país é de 5m! Como disse o Batata, um amigo meu, os Tuvalunenses (ou como quer que eles sejam chamados) devem até sentir falta de ar subindo a esta enorme altitude. E se você quiser se iniciar no esporte do alpinismo, Tuvalu é O lugar! :P

O que me chamou a atenção mesmo foi o tamanho das ilhas. Cada uma delas tinha no máximo entre 2 e 3km no comprimento maior. Havia alguns atóis, onde só existia praticamente uma pequena faixa de areia. E em cada uma das ilhasinhas, várias casinhas espalhadas. Aeroporto só tinha um, no que eu acho que era na ilha principal. E cada ilha fica em torno de 100km a 200km uma das outras. Só tem um aeroporto, e não consegui perceber em nenhuma delas nenhum tipo de porto, ou algo que parecesse uma marina. Na maioria delas não dá pra fazer uma pista de pouso, devido ao minúsculo tamanho delas. O transporte naval deve ser só de barcos pequenos. Visto do Google Earth, o lugar parece realmente ser muito bonito. Deu até vontade de um dia morar por lá, mas aí me veio a cabeça o tal do aquecimento global, e a elevação do nível das águas oceânicas. Esse lugar vai desaparecer logo, logo. Além disso, segundo informações, a nação vive de doações internacionais. Mal consegue produzir os recursos necessário para se auto-sustentar. Acabei mudando de idéia! :P

Mas o mais intrigante, é porquê diabos um lugar desses está no Google Earth com quase a melhor resolução possível!? O nível de detalhes do Google Earth é muito grande, para um lugar tão insignificante, no meio do nada e que logo vai desaparecer! Intrigante! Pode ser que eles estejam interessados em saber a taxa de desaparecimento do pequeno país. Ou então é porque realmente não custa nada tirar uma fotinho de cada ilha na maior resolução possível. E ainda, no meio das ilhas, bem no meio do oceano, tem um ponto denominado "kinder in Tuvalu", e não tem nada lá! Muito sinistro! Será que havia alguma ilhazinha lá que já afundou? :P

Se alguém se interessar, e não conseguir achar no Google Earth, eu mando as coordenadas depois. Tuvalu faz parte da Common Wealth, ou seja, a soberana é a Rainha da Inglaterra. Para mais informações é só procurar na wikipedia.

No comments: