Friday, December 21, 2007

Inverno em Ann Arbor

O Inverno começa hoje aqui no hemisfério norte, e portanto hoje teremos o menor dia do ano aqui também. O Inverno começou quente em Ann Arbor, e até o Sol brilhava na cidade até alguns momentos atrás. A temperatura está altíssima, na casa dos 2 graus centígrados, e enquanto andava até o supermercado, suando e com o pé atolando em neve derretida, sonhava com uma piscina de águas bem geladas e refrescantes, afinal tem muito tempo que eu não sinto tanto calor! :P

Hoje o Sol nasceu às 8h da manhã, e vai se por às 17h05min, e a partir de amanhã o dia começa a ficar longo de novo. Em compensação, em casa, em Belo Horizonte, hoje é o dia mais longo do ano, e o Sol nasceu às 6h13min da manhã, e vai se por às 19h34min.

Muito interessante a evolução da temperatura aqui em Ann Arbor. Durante o verão a temperatura passava regularmente dos 30 graus centígrados, mas as noites geralmente eram mais frias, chegando a temperaturas abaixo dos 10 graus algumas vezes, que no caso era mais frio que as noites de Inverno em Belo Horizonte, mas o problema era que o Sol se punha só depois das 21h, então a noite começava bem tarde aqui. Em setembro, no final do Verão a temperatura ficava entre os 20 e 30 graus durante o dia. O Outono começou e as temperaturas começaram a cair mais rapidamente. Em Outubro a temperatura durante o dia ficava entre os 10 e 20 graus centígrados, em Novembro começou a ficar abaixo dos 10 graus, e agora em Dezembro raramente temos temperaturas positivas, quase sempre abaixo de zero. O Sol mal aparece, o tempo é quase sempre nublado, e escurece bem cedo. Em compensação quando aparece, temos aquele céu azul bem limpo, e o Sol brilhando sobre a neve branca. É uma visão muito bonita. Quando é 8h da noite, eu já tenho a impressão que já é mais de 10 ou 11h da noite, e o cansaço acaba aparecendo bem mais cedo do que o normal. Essa evolução de temperatura acabou ajudando com que eu me acostumasse com o frio, já até consigo ficar sem gorro e sem luvas quando saio de casa, isto, desde que eu não fique muito tempo do lado de fora, depois de uns 20 minutos do lado de fora, e sem gorro, minha orelha começa a doer de frio. Mas quando começou a ficar frio mesmo, no início de novembro, era bem difícil ficar sem gorro e sem luvas, e sentia muito frio. Estes últimos dias estão mais tranquilos também, porque está ventando bem pouco, e o vento amplifica bastante a sensação de frio.

A temperatura deve continuar baixando ainda no próximo mês, e deve começar a subir de novo só em meados de fevereiro. Ainda tenho que pegar os -20oC durante o dia, como já me disseram que acontece às vezes, e também quero mais nevascas. Quero aproveitar bastante o frio aqui, porque antes do Inverno aqui terminar, eu vou sofrer uma mudança brusca de estação. Em março saio de um Inverno com temperaturas abaixo de zero, e vou pra um Verão com temperaturas acima dos 30 graus, de volta a BH.

Tenho a ligeira impressão de que o Inverno nunca mais vai ser o mesmo pra mim, aí no Brasil, e nem o Outono.

No comments: