Wednesday, October 17, 2007

Situação geral do momento...

Após alguns dias sem Internet em casa, estou conectado novamente ao mundo. A temperatura aqui em Ann Arbor tem se mantido abaixo dos 20oC todos os dias, chegando a quase zero durante as noites. Tem uma chance bem grande da primeira neve cair ainda este mês, e eu estou torcendo pra isso. O calor que eu senti aqui, durante o verão, ainda precisa ser compensado, e acho que a partir de agora, só vou sentir calor novamente quando estiver de volta ao Brasil.

O trabalho está andando, finalmente. O meu código, como podem notar pelo "post" anterior, está finalmente funcionando, e aparentemente, funcionando bem. Os resultados do programa começam a fazer sentido, mas alguns detalhes ainda necessitam de ser acertados. Até o final desta semana, pretendo já estar com esta parte toda terminada. Após o término dessa parte, é hora de começar a fazer um estudo do espaço de parâmetros do programa, e comparar com os resultados antigos do programa, e então começar a modelar dados observacionais. Acho que já consigo começar a visualizar um artigo num futuro próximo, e um doutorado quase encaminhado! Oh Yeah!!

Está na hora de começar a pensar no que será de mim, após o doutorado. Adiei demais esse fatídico momento, mas estou ficando sem escolhas. Grande parte das minhas decisões futuras, vão depender diretamente das coisas que ainda estão pra acontecer por aqui, então, só após minha volta é que as coisas devem começar a tomar um pouco mais de forma na minha cabeça. E claro, existem outros fatores não-profissionais que podem influenciar numa escolha, mas só o tempo sabe o que o futuro me reserva, ainda.

Mas de uma coisa eu tenho certeza, após um tempo vivendo aqui, e algumas experiência na Europa, apesar da saudades que eu tenho do Brasil, eu ando ficando com preguiça demais de lá. Sinto saudades da família, de BH, dos amigos e da comida, não fosse isto, eu sinceramente, não teria vontade nenhuma de voltar. A maior diferença, e com certeza a coisa que eu vou mais sentir falta aqui, é o respeito que as pessoas, pelo menos demonstram ter, uma pelas outras. Não é igual no Brasil, onde cada um quer ser mais esperto que o outro, e no fim das contas, o que importa é passar a perna nos outros e sempre sair ganhando. (Este tal de "jeitinho" brasileiro é o que fode com o nosso país.) O grande motivo das coisas funcionarem da maneira correta por aqui está baseado nessa regra básica de convivência em sociedade. Eu vivo numa cidade relativamente pequena aqui, mas é uma cidade pequena que tem toda uma estrutura de cidade grande. Não falta nada aqui, aliás... falta apenas um restaurante com comida brasileira, que definitivamente, é a melhor comida do mundo! Eu não sei como é a vida numa cidade grande americana ainda, com certeza os problemas são parecidos com os problemas de uma cidade grande no Brasil, mas tenho certeza que numa escala menor. Em relação aos americanos estúpidos, felizmente ainda não encontrei nenhum deles, mas existem tantos brasileiros estúpidos quanto americanos e quanto gente de qualquer outra nacionalidade estúpida, o que muda é apenas o tipo de estupidez.

Antes de vir pra cá, eu não nego que tinha um certo preconceito contra os EEUU, mas após um tempo aqui, eu já vejo as coisas de uma maneira muito diferente. Os problemas existem aqui, como em qualquer outro lugar do mundo, mas são problemas que, geralmente, me revoltam menos do que certos problemas básicos brasileiros.

1 comment:

khris said...

uau
eu sabia que vc chegaria a esta conclusao.... pois eh a conclusao q tds acabam tendo, apos certo tempo morando por aqui :)

adorei este post.

bjs, me liga, maldito :)